Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.- El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
- El archivo de envío está en formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF o WordPerfect.
- Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
- El texto tiene interlineado sencillo; 12 puntos de tamaño de fuente; se utiliza cursiva en lugar de subrayado (excepto en las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas se encuentran colocadas en los lugares del texto apropiados, en vez de al final.
- El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.
Editorial
texto de abertura do volume, quando temático pode ser de responsabilidade dos editores ou de pesquisadores convidados, que representa a opinião da Crítica Revolucionária_Revolucionary Criticism, contendo até 1.000 palavras, é possível incluir até 10 referências.
Artigos Originais
resultados de pesquisas de natureza empírica, experimental ou conceitual. O método marxiano deve ser usado, seja como método de exposição ou com aportes teórico-metodológicos que se localizem no enfoque crítico-participativo com visão histórico-estrutural. Os textos devem ter, no mínimo, 7.000 e no máximo, 10.000 palavras, considerando os títulos e legendas; quadros, tabelas, figuras e gráficos são permitidos, no limite de 2. O número de referências não pode ser superior a 40.
Artigo de Debate
análise de temas relevantes, atuais e/ou polêmicos do campo temático da revista, propostos pelos editores ou por colaboradores e debatidos por especialistas, que expõem seus pontos de vista, no máximo, 10.500 palavras. O número de referências não pode ser superior a 50.
Artigos Originais - Análise de Conjuntura
retrato dinâmico da realidade atual cuja unidade de tempo histórico é em dias, semanas, meses ou até poucos anos em diferentes escalas geopolíticas. Devem considerar dados/métodos da economia, sociologia, história, política e outras, como análise crítica de discurso/conteúdo, direito, psicanálise e psicologia política e social para completar a totalidade do cenário. Recomenda-se que a análise deve necessariamente apresentar: o fato (seja ele econômico, político, social ou cultural), o elemento novo, relação parte-todo (conjuntura-estrutura), a correlação de forças, a dinâmica dos movimentos sociais, a sincronia com o atual, as mediações para analisar os fatos, as comprovações empíricas, as análises diacrônicas, as tendências futuras e as alternativas de ação/intervenção sociopolítica diante do quadro de correlação. É ainda importante discutir os dados a luz das pesquisas mais recentes. Os textos devem ter, no mínimo, 4.000 e no máximo, 5.000 palavras, considerando os títulos e legendas; quadros, tabelas, figuras e gráficos são permitidos, no limite de 2. O número de referências não pode ser superior a 40.
Revisões de Literatura
texto que sintetize de forma histórica (narrativa) ou sistemática o Estado da Arte sobre determinado tema relativo ao foco e escopo da revista. Os dados revisados devem vir do momento histórico eleito até o momento mais atual possível. Deve ter no máximo 10.500 palavras. O número de tabelas, quadros, gráficos e figuras estão limitados a 3. Deve-se observar sempre que os caracteres nelas contidos fazem parte do total de caracteres a ser respeitado. O número de referências não pode ser superior a 50.
Relato de Experiências - Sistematização de Experiências de Luta
texto que sistematize a experiência, vivência, ‘trabalho de base’ ou outras. Ressaltar os elementos qualitativos com criticidade é essencial assim como o diálogo com a literatura científica atual. Assim sugerimos que os textos submetidos a essa seção usem pelo menos um dos métodos de sistematização individual e/ou coletiva como Sistematização de Experiências, Análise de Livre Interpretação, Autoetnografias, Autonarrativas, Autobiografias, Estimativa Rápida Participativa (ERP), Análises Delphi, Análises quantiqualitativas de dados virtuais entre outros. Os textos devem ter, no mínimo, 4.000 e no máximo, 5.000 palavras, considerando os títulos e legendas; quadros, tabelas, figuras e gráficos são permitidos, no limite de 2. O número de referências não pode ser superior a 40.
Artigos Originais - Arte, Marxismo e Cultura Operária
texto que utilize a análise das artes (sonoras, cênicas, plásticas, arquitetônicas, literárias ou audiovisuais) como forma de luta política, resistências e ofensivas revolucionárias em cotejo com a literatura científica atual. São bem-vindas nesta seção, também, análises de Fotografias, História em quadrinhos (charges etc.), Arte digital (mêmes etc.) e Performances (p. ex. “El violador eres tu”). Sugere-se que os autores usem métodos de Análise Qualitativa de Dados Visuais (como a Análise Semiótica de Imagens por ex. dentre outros) para sistematizar e favorecer a análise com base em uma interpretação marxista. Os textos devem ter, no mínimo, 4.000 e no máximo, 5.000 palavras, considerando os títulos e legendas; quadros, tabelas, figuras e gráficos são permitidos, no limite de 4. O número de referências não pode ser superior a 40.
Ensaios - Marxismos Latino-americanos
seção reservada para valorizar os pensadores marxistas latinoamericanos nas diferentes áreas do saber. Análises do pensamento e/ou ação política de um pensador ou análises comparativas entre pensadores são bem-vindas. No mínimo, um breve relato da vida e obra, assim como a inserção política e institucional dos pensadores deve ser apresentado. Os textos devem ter, no mínimo, 7.000 e no máximo, 10.000 palavras, considerando os títulos e legendas; quadros, tabelas, figuras e gráficos são permitidos, no limite de 2. O número de referências não pode ser superior a 40.
Relatos de Experiências - Relatos de Militância
relatos individuais ou coletivos sobre auto-organização política e autogestão. Esta seção se reserva aos autores-militantes que querem registrar sua ação política no ‘decorrer’ ou no ‘calor’ da ação em curso. Sabe-se que o processo de luta social é muito intenso e rápido, por isso, os autores que queriam enviar trabalhos para essa seção devem realizar as suas análises a partir da sua posição no movimento e através da práxis crítica (ação-reflexão-ação) no relato. Os textos devem ter, no mínimo, 3.000 e no máximo, 4.000 palavras, considerando os títulos e legendas; quadros, tabelas, figuras e gráficos são permitidos, no limite de 1. O número de referências não pode ser superior a 20.
Resenhas
análise crítica de livro relacionado ao campo temático do marxismo, publicado nos últimos dois anos, com, no máximo, 3.000 palavras. Os autores devem encaminhar, via plataforma, reprodução de alta definição da capa do livro resenhado. As Resenhas devem conter título e referências. As informações sobre o livro resenhado devem ser apresentadas no arquivo de texto.
Jornadas, Colóquios e Anais
súmulas de jornadas, colóquios e/ou anais de congressos, encontros, e eventos em geral. Deve descrever as palestras e discussões proferidas relativas à temas emergentes no campo do marxismo e da luta política.
Traduções
Tradução de material estrangeiro alinhado às diretrizes editoriais da Crítica Revolucionária, preferencialmente de grande valor teórico, hist´órico, raros ou ainda que compilem uma discussão de referência para o marxismo.
Declaración de privacidad
Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.