Educação política em Freire e a crítica marxista

reflexões teórico-históricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/2764-4979-RC_CR.v2-e004

Palavras-chave:

Educação política, Pensamento freireano, Marxismo

Resumo

Este ensaio tem como objetivo refletir sobre a educação política freireana e a crítica marxista tentando delinear os caminhos de seus encontros teóricos resgatando seus aspectos históricos. Para isso, utilizou-se da perspectiva do materialismo histórico-dialético para ensaiar de que forma a educação política é pautada e quais os elementos marxistas foram fundamentais na construção da história da educação para a luta dos trabalhadores. O encontro dos elementos marxianos e freireanos apontam para a necessidade de um projeto político-pedagógico crítico, no esforço de (re)colocar os trabalhadores enquanto constituintes de sua própria práxis. Ao aprofundar a busca pelo espaço da educação política crítica, o pensamento freireano resgata elementos importantes do método dialético, contudo, se readapta às influências da conjuntura local da América Latina, ressignificando as premissas fundamentais da luta. Destaca-se a necessidade da crítica ao capitalismo, pois sem ela não se configura, necessariamente, como educação política crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Dias L, Donel G, Pereira K, Comiotto T, Munhoz R, Pavanati I. Análise de ideias marxistas na obra de Paulo Freire. Debates Educ. 2019;11(23):36-48. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p36-48 DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p36-48

Zanella JL. Considerações sobre a filosofia da educação de Paulo Freire e o marxismo. Quaestio [Internet]. 2007[citado 8 out. 2022];9(1):101-22. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/170

Santiago E. Paulo Freire [Biografia] [Internet]. [Recife]: UFPE; c2022 [citado 8 out 2022]. Disponível em: http://www.catedrapaulofreireufpe.org/memoria-paulo-freire/biografia/

Leary J. Keywords: the new language of capitalism. [Chicago]: Haymarket Books; 2019.

Marx K, Engels F. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo; 1998.

Arroyo M. Paulo Freire e o projeto popular para o Brasil. In: Souza, AI. Paulo Freire: vida e obra. São Paulo: Expressão Popular; 2015. p. 247-60.

Freire P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1970.

Schnorr G.M. Pedagogia do oprimido. In: Souza, AI. Paulo Freire: vida e obra. São Paulo: Expressão Popular; 201. p. 247-60.

Codato A. O espaço político segundo Marx. Crítica Marxista. 2011;32:33-56.

Evangelista JE. Crise do marxismo e irracionalismo pós-moderno. São Paulo: Cortez; 1997.

Bolsonaro diz que TV escola “deseduca” e chama Paulo Freire de “energúmeno”. Carta Capital [Internet]. 16 dez. 2019 [citado 5 jul. 2021]. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/bolsonaro-diz-que-tv-escola-deseduca-e-chama-paulo-freire-de-energumeno/

Weintraub ataca Paulo Freire e sugere tirar mural do educador do MEC. Carta Capital [Internet]. 2 ago. 2019 [citado 5 jul. 2021]. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/weintraub-ataca-paulo-freire-e-sugere-tirar-mural-do-educador-do-mec/

Freire P. Política e educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2015.

Leher R. A pedagogia socialista nos processos revolucionários, organizações políticas e movimentos sociais. In: Caldart R, Villas Bôas R. Pedagogia socialista: legado da revolução de 1917 e desafios atuais. São Paulo: Expressão Popular; 2017. p. 55-88.

Saviani D. Panorama histórico do processo de construção da pedagogia socialista no Brasil. In: Caldart R, Villas Bôas R. Pedagogia socialista: legado da revolução de 1917 e desafios atuais. São Paulo: Expressão Popular; 2017. p. 103-26.

Marx K. Crítica da filosofia do direito de Hegel: introdução. São Paulo: Boitempo; 2013.

Marx K. Crítica ao programa de Gotha. São Paulo: Boitempo; 2012.

Machado E. MST e neoliberalismo: avanços, limites e contradições da luta pela terra no Brasil. In: Lopéz Maya M, Iñigo Carrera N, Calveiro P, editores. Luchas contrahegemónicas y cambios políticos recientes de América Latina. Buenos Aires; CLACSO; 2008., p. 231-57.

Lênin VI. Conservarão os bolcheviques o poder de estado? [Internet]. Mocovo: Ed. Avante; c2009 [citado 12 jul. 2020]. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/lenin/1917/10/14.htm

Lênin VI. Os que estão assustados com a falência do velho e os que lutam pelo novo. Moscovo: Ed. Avante; c2009 [citado 12 jul. 2020]. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/lenin/1917/12/27.htm

Krupskaya NK. A construção da pedagogia socialista: escritos selecionados. São Paulo: Expressão Popular; 2017. A questão da educação comunista [1921]. p. 81- 8.

Gramsci A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira: 2001. (Coutinho CN, Henriques LS, Nogueira N, editores, 4 vols.).

Simionatto I. Cadernos de um revolucionário. Rev Bras Cienc Soc. 2002;17(48):212-5. https://doi.org/10.1590/S0102-69092002000100016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69092002000100016

Costa CA, Loureiro CF. A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação ambiental crítica. Rev Katálysis. 2017;20(1):111-121. https://doi.org/10.1590/1414-49802017.00100013 DOI: https://doi.org/10.1590/1414-49802017.00100013

Mariátegui JC. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular; 2008.

Paviani B. Educação moral e cívica na ditadura militar brasileira: uma tentativa de legitimar o poder (1969-1971). Anais da 25a Semana de Ciências Sociais, 50 anos do golpe militar; 2014; Londrina, PR, Brasil. Londrina: [editora desconhecida]; 2014.

Saviani D. O legado educacional do regime militar. Cad Cedes. 2008;28(76):291-312. https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000300002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000300002

Guimarães CS. A educação no brasil após a redemocratização (1985-2002). Rev Fundamentos. 2015;2(1):98-117.

Frigotto G, Ciavatta M. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. São Paulo: Unicamp; 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302003000100005

Carnut L, Oliveira RA. Educação política nas bases de dados na área da saúde: uma revisão integrativa. Rev Int Educ Sup. 2020;6:e020042. https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8656296. DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8656296

Coelho MCP, Ponce A. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez; 1981.

Publicado

2022-10-14

Como Citar

1.
Mendes SJ, Carnut L. Educação política em Freire e a crítica marxista: reflexões teórico-históricas. Crit. Revolucionária [Internet]. 14º de outubro de 2022 [citado 2º de janeiro de 2025];2:e004. Disponível em: https://criticarevolucionaria.com.br/revolucionaria/article/view/4